ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

*CURADORIA OSMAR GONÇALVES

BIOGRAFIAS IMAGINÁRIAS de mel andrade FUI NA RUA E JÁ VOLTEI de chico alencar APARTAMENTO de chico alencar  ENTRE FIOS E PRÉDIOS de lohayne lima . renata holanda lima  NATIVA  de lohayne lima  TRAMAS de hamille bezerra O VELHO MERCADO  de leandro stigliano  À ESPREITA de allison severino . francimário magalhães . josy macedo . levi magalhães . marcos braz VERTIGEM SOLAR de taís monteiro . lídia faria . pedro cândido

CURADORIA

Percorrer pode significar caminhar, seguir, andar. O exercício de Curadoria da Mostra PERCURSOS 2013 buscou analisar as questões levantadas nas obras, colocando-as em diálogo, para traçar um atualizado panorama discursivo das potências e influências estéticas-narrativas. Nosso maior desafio na organização dos programas foi pensar esses filmes para além das disciplinas nas quais foram realizados. Pensar esses filmes por sua liberdade subjetiva e capacidade inventiva por parte dos realizadores. Fazer ressoar questões desses em suas obras individuais, compondo universos sensíveis que conduzem os filmes, alimentados por suas referências e, consequentemente, por suas problematizações. Ainda sobre a organização dos programas, pensar os diálogos que essas obras propõem, e também suas rupturas que convidam o espectador a um olhar diferenciado e crítico.

A diversidade nos filmes e nas escolhas mantém-se na 4ª edição da Mostra Percursos. Partem de trajetórias distintas, mas que se cruzam em algum lugar, algum ponto. Seja ao filmar as memórias de uma praça, ou no movimento em uma república estudantil, trabalhando o extra-campo ou revelando dispositivos, existe uma sincronia de trajetórias. Ela pode estar no desejo de filmar o espaço que se transforma, a cidade em que se vive e o progresso que a viola. Violência, força, corpos. Corpos no chão, corpos na cama, corpos sobre corpos. Filmes cuja força física reverbera também fora das telas. Não seria a mesma violência que vimos e manifestamos ao longo desse ano? Querer ir embora para longe, para onde tem neve ou tentar florescer para além dos prédios e construções, no nosso espaço?

Fazer um filme parte de uma vontade de dizer algo. Uma necessidade de ser. Como se algo que existisse dentro de cada realizador lutasse para sair, para vir ao mundo. Uma ideia, uma expressão, uma vontade de transformar uma insônia, uma paixão, um desejo, uma dor em matéria. Filmar como um manifesto, político, social e afetivo. Filmar para dizer que está vivo, para se afirmar como artista, como pessoa, para refletir e entender a si mesmo. Filmar para chegar ao outro, afetar o outro, para entender o mundo. Filmar como um desejo de não esquecer, de permanecer, de perseverar.

*Texto produzido na disciplina de Crítica e Curadoria para cinema, ministrada pela professora Dr.ª Beatriz Furtado, no curso de Cinema e Audiovisual (UFC).

A MOSTRA

A Mostra PERCURSOS é um espaço criado para a exibição e a reflexão crítica acerca dos rumos apontados pelas mais recentes produções do curso de Cinema e Audiovisual da UFC. A criação desse espaço se apresenta como um ponto de cruzamento, encontro que colabora no amadurecimento das produções, à medida que as coloca fora dos limites sala de aula. Exibir pela primeira vez, na cidade em que foram produzidos, os trabalhos cinematográficos e instalativos dos jovens realizadores do curso instiga o debate com a comunidade representada - o que fortalece o comprometimento dos estudantes estética e politicamente.

Nesta rede de criações, descobertas e influências coletivas, a cada ano, vemos na Mostra PERCURSOS a possibilidade de respirar novos ares, de experimentar novas formas, de conjugar mundos e criar novos. Sair de envergaduras e fugir de questões postas de forma aquém em uma tela branca. Tratar a natureza sensível, que fazem dessas obras indagações e questionamentos acerca do cotidiano, das relações e da beleza das possibilidades de interação entre o mundo físico e os universos poéticos criados pelos realizadores.

A PERCURSOS é momento para compartilhar com a comunidade questões e inquietações que fagulham nas obras desses jovens realizadores. Um momento para debater com outras universidades de cinema e gerar, assim, um pensar cinema em fluxo. Rumo a sua 4ª edição, a Mostra PERCURSOS busca concretizar mais uma vez o espaço necessário que possamos conversar sobre cinema e audiovisual e refletir sobre nossa relação com Fortaleza e com o curso que estamos construindo juntos. Até lá!

Mostra PERCURSOS - 4ª edição - 22 e 23 #nov 2013

A ORGANIZAÇÃO

EXPEDIENTE

ORGANIZAÇÃO

Diego Hoefel

Leonardo Mouramateus

Lohayne Lima


COLABORAÇÃO

Beatriz Furtado (CURADORIA E CRÍTICA)

Cesar Baio (AUDIOVISUAL)

Osmar Gonçalves (FOTOGRAFIA)

PROGRAMAÇÃO VISUAL (SITE)

Rafael de Jesus


FOTOGRAFIA

Filipe Acácio

Diego Hoefel

Juliane Peixoto


CONTATO

Envie-nos e-mail com críticas, sugestões ou dúvidas para percursos@ufc.br .

PERCURSOS Críticos

Esse ano a Mostra PERCURSOS se abre para parcerias tanto de curadoria, quanto de crítica. O projeto PERCURSOS Críticos está sendo construído em parceria com a disciplina de Crítica e Curadoria para Cinema, oferecida no semestre de 2013.2 aos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFC. Esse projeto busca abrir espaço para que o pensamento curatorial e crítico sobre a PERCURSOS surja dos próprios estudantes do curso de Cinema e Audiovisual. Esses estudantes irão pensar a curadoria dos trabalhos apresentados na mostra e também escrever textos críticos sobre os filmes projetados. Esses textos estarão disponíveis no blog da PERCURSOS Críticos e posteriormente serão organizados em um catálogo.

PERCALÇOS

Outros PERCURSOS

A sessão Outros PERCURSOS foi criada na edição da Mostra PERCURSOS 2012 e teve a UNIFOR como universidade convidada. Este ano, daremos prosseguimento à sessão e convidaremos a Universidade Federal Fluminense (UFF). Curadoria: Giovani Barros (organizador da mostra UFFilme).